Blog



Isenção de impostos sobre carros elétricos

A Vez do Brasil, empresa brasileira localizada em Curitiba, lançou uma campanha através da rede social Facebook mobilizando os usuários na luta pela isenção de impostos sobre veículos elétricos no Brasil.

O intuito é conscientizar a população sobre a urgência de aprovação de leis que garantam a isenção ou diminuição de impostos sobre os carros elétricos no Brasil, além de incentivos para a produção de carros elétricos nacionais.

Segundo o CEO da empresa, Tony Saad, se houvesse um plano de incentivos de isenção de impostos para a produção do carro elétrico, tanto no produto final quanto em sua cadeia produtiva, seria possível disponibilizar o modelo SEED da empresa a valores aproximados aos dos carros populares à gasolina comercializados hoje no país.

“Precisamos urgentemente quebrar esse círculo vicioso de P&D que o Brasil vem enfrentando há anos, pois os países do 1º mundo incentivam fortemente suas indústrias e inovações e os produtos acabam chegando por aqui primeiro que os produtos nacionais. Precisamos sim, transformá-lo num circulo VIRTUOSO, como por exemplo, os veículos elétricos legitimamente nacionais, incentivando seu desenvolvimento e produção no país antes que, novamente, nossa única opção em mais alguns anos seja comprar produtos importados.” Comenta Tony Saad.

A importância de proteção ao desenvolvimento nacional

Uma das grandes preocupações do executivo sobre o cenário de carros elétricos no Brasil está na isenção de impostos sobre importações que não permitam o crescimento dos empreendedores brasileiros:

“Isentar os impostos de importação sem proteger a produção nacional seria, no mínimo, matar a P&D e as iniciativas da nossa indústria, uma vez que os veículos elétricos importados chegarão aqui com uma forte sobrecarga de incentivos de seus governos de origem. Precisamos de mais carros elétricos circulando no país, sejam nacionais ou estrangeiros, mas também precisamos lembrar que nossa indústria depende de incentivos governamentais para enfrentar a concorrência sem ser esmagada por ela.” Afirma o CEO da Vez do Brasil.

Tony ressalta também a necessidade de incentivos para que a indústria nacional se amplie, estimulando desenvolvedores brasileiros a tirarem seus projetos da garagem com garantias que a produção nacional prevaleça sobre os importados.

“É preciso uma iniciativa que isente impostos sobre os carros elétricos genuinamente desenvolvidos e produzidos no Brasil, isentando também de impostos sua cadeia de fornecimento Supply-Chain, além de proteger e incentivar as iniciativas da indústria nacional. Existem muitos projetos de garagem que poderiam sair do papel e criar um mercado nacional forte e competitivo sem necessidade alguma de dependência de importação de tecnologia estrangeira.” Salienta Tony.

Mais carros elétricos nas ruas

Com a aprovação de leis que fomentem a aquisição de carros elétricos no país, os benefícios para o meio-ambiente são incomensuráveis. O veículo elétrico é a única solução zero ruído, zero emissão de gases de efeito estufa e zero emissão de poluentes.

Além da natureza, ganha também o consumidor. O custo por quilômetro rodado situa-se abaixo do custo do veículo tradicional e exigências de manutenção são menos frequentes. Um motor a combustão possui de 300 a 400 partes móveis, enquanto um elétrico tem três. A mecânica do veículo elétrico também é mais simples, pois este não tem itens como caixa de marchas, bomba de combustível, filtros, correias, bico injetor, radiador, mangueiras, alternadores, canos de escapamento, tanque de combustível, etc. Tais itens, atualmente, são responsáveis por 90% dos problemas de manutenção e assistência técnica dos veículos convencionais.

Para participar da campanha, basta ter um perfil na rede social e compartilhar as imagens na sua timeline.

Para visualizar as imagens, acesso o link abaixo:

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.277159782384118.48175.120497801383651&type=1&l=4af48fa631

Escolha sua cor e participe. A natureza agradece!

 

VEZ do Brasil nas mídias sociais:

www.twitter.com/vezdobrasil

www.facebook.com/vezdobrasil

www.linkedin.com/company/vez-do-brasil

 

Sobre o carro elétrico da VEZ do Brasil

A Vez do Brasil está fase final de captação de recursos para a constituição de sua unidade industrial piloto, uma montadora de veículos elétricos com emissão zero de poluentes, voltada primordialmente para o crescente mercado de Veículos Ambientalmente Corretos – Veículos Verdes!

O carro, com tecnologia 100% nacional, tem autonomia média de 100Km, o que equivale a dizer que ele pode rodar cerca de 60 a 140Km com as baterias a plena carga dependendo das características de dirigibilidade do condutor, bem como das características médias da topografia como aclive, plano e declive, ambos exatamente como em qualquer veículo convencional modelo Flex.

Iniciando a produção com modelos City Car e Utilitários, os carros poderão ser abastecidos em qualquer tomada convencional 110V ou 220V. Além disto, já estão em desenvolvimento totens para carga rápida que funcionarão como os parquímetros nas vagas de rua, ou locais públicos.

Mais informações no site www.vezdobrasil.com.br

Gostou? Compartilhe: