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Marketing digital: o que e como buscar informações sobre o assunto

Todo empresário ou pessoa física que deseja empreender, pode se beneficiar do marketing digital para crescer o seu negócio exponencial e rapidamente. O marketing na internet oferece uma alternativa interessante e de baixo custo (se comparado ao marketing tradicional) para quem ainda não tem uma verba específica para publicidade ou para quem ainda está estudando o seu mercado.

Embora existam diversas dicas e excelentes ideias de marketing digital espalhadas pela internet, se você não sabe o que está buscando, encontrar algo que possa realmente te ajudar pode ser uma tarefa difícil.

Mesmo que você pense em contratar uma agência de marketing digital para te auxiliar, é sempre interessante ter o mínimo de conhecimento, até mesmo para saber o que solicitar e exigir do seu parceiro.

Reunimos aqui algumas dicas preciosas para nortear seu plano de marketing digital e, assim, facilitar a sua busca sobre como aprofundar seus conhecimentos no que realmente funciona para você e sua empresa.

Antes de começar

Design e arquitetura de informação

O design do seu site influencia a maneira como os visitantes se relacionam com a sua marca. Invista em um site bem desenvolvido, limpo e com boa navegabilidade. Deixe as informações de contato com a sua empresa sempre acessíveis e seja objetivo ao criar os textos. Mais vale um site “clean”, onde as pessoas encontrem facilmente o que procuram do que um site “carregado” de informações inúteis. Busque informações sobre UX Design e UI Design.

SEO – Search Engine Optimization

Não coloque o “carro na frente dos bois” quando o assunto é SEO (otimização de sites para busca). Um bom site impulsiona boas classificações no resultado do Google e não o contrário. A concepção do site é um passo fundamental para o seu negócio. Se você tiver um bom site, terá menos trabalho no futuro. Investir em uma consultoria SEO no momento do planejamento do site é um investimento mais interessante, menos trabalhoso e, ao longo do tempo, muito mais barato.

Melhorias constantes

Reserve uma parte do seu dia para analisar as possíveis falhas do seu site. Os formulários de contato estão funcionando corretamente? Todos os links levam para suas respectivas páginas?

Todas as imagens carregam? Tem legenda? (certifique-se de usar palavras-chave nas legendas pois elas também determinam a relevância e rank páginas. #ficadica)

Peça para amigos e conhecidos visitarem o seu site e encontrarem determinada informação. Eles conseguiram atingir o objetivo?

Uma vez criado, o site não precisa ser, necessariamente, ad aeternum. Ele pode e deve passar por melhorias constantes.

Crie uma agenda de verificação do site. Isso pode ser feito tanto por você, quanto por uma consultoria de marketing digital.

De olho no concorrente

Siga sua concorrência para ficar ciente das tendências e falhas atuais em seu mercado. Dê uma olhada nos sites de seus concorrentes para ver o que é oferecido. O que sua concorrência oferece que você poderia oferecer melhor?

Uma simples planilha de comparação pode ajudar a enxergar quais as suas vantagens frente à concorrência, ou o contrário. Use seu concorrente para encontrar falhas na sua própria gestão e crie alternativas sempre melhores que as dele.

Conheça seu público-alvo

Você já ouviu falar em “espingarda de carregar pela boca” ou espingarda de pederneira? Neste tipo de espingarda (que data do século 18) a precisão e o alcance eram muito baixos. Os projéteis não esféricos, de forma ogival, tendiam a sair da trajetória e se desequilibrarem de forma desordenada. Ou seja, eram praticamente inofensivos a mais de 500 metros.

E o que eu quero dizer com tudo isso? Nas suas campanhas, nunca seja uma “espingarda de carregar pela boca” e saia atirando para todos os lados sem acertar ninguém!

O marketing digital permite uma precisão milimétrica quando o assunto é audiência.

Você deve determinar qual audiência deseja alcançar e descobrir como atrair essa audiência para o seu site. Quando você conhece o seu público-alvo, todo o processo de criação, seja ele de conteúdo, de publicidade e até de produtos e serviços fica mais fácil.

O Facebook Ads e o Google Adwords oferecem ferramentas altamente sofisticadas para segmentação.

Conheça as dores do seu público-alvo

A finalidade do marketing digital é reconhecer um problema que sua empresa pode resolver. Quais são as dores dos seus futuros clientes? Crie uma sessão de perguntas e respostas no seu site (FAQ) ou abra um espaço onde as pessoas possam fazer perguntas (como um chat, por exemplo). Mencione produtos ou serviços que você oferece como uma solução para um problema apenas quando for apropriado. Uma oferta fora de contexto pode repelir o seu visitante. Demonstre capacidade técnica e disponibilidade. Este é o foco.

Procure informações sobre Inbound Marketing e como ele ajudar a trazer tráfego qualificado para o seu site.

Check list:

1 – A maneira como você planeja o seu site irá influenciar muito o resultado obtido com ele. Navegabilidade, usabilidade e design não são um “luxo”, mas uma ferramenta de vendas.

2 – Invista em uma consultoria SEO ANTES de começar a programação do seu site. Isso irá economizar tempo e dinheiro no futuro e as chances de o site ser bem classificado mais rapidamente são muito maiores.

3 – Resolva os problemas dos seus clientes. Saiba quais problemas os seus clientes têm que sua empresa pode resolver.

4 – Crie uma rotina de melhorias constantes para o seu site. Se você não tem tempo para isso, uma consultoria de marketing digital pode te ajudar nesta tarefa.

5 – Use seu concorrente para melhorar os seus serviços e produtos.

6 – Conheça o seu público alvo e como se comunicar com ele. Seja um “atirador de elite” e não um soldado do século passado!

7 – Instale um chat ou uma sessão de perguntas e respostas no seu site. Ofereça ajuda, mostre que sua empresa tem capacidade técnica para resolver seus problemas.

 

Como você pôde observar, o marketing digital é um método eficiente e rentável para o marketing da sua empresa desde que você saiba aplicar as ferramentas corretamente.

 

Links úteis:

UI Design e  Design
http://designculture.com.br/o-que-e-ui-design-e-ux-design/
SEO – Otimização para motores de busca

https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca
Inbound Marketing

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inbound_marketing

 

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